Arquitetura portenha que encanta!

Buenos Aires é uma cidade que mistura diferentes estilos arquitetônicos que vai do clássico ao moderno. Nela, encontramos prédio tradicionais e imponentes lindíssimos, construções modernistas e de vanguarda, além de uma diversidade de obras contemporâneas: uma mistura que a torna tão bela e singular.

É uma capital rodeada de história que combina o velho com o novo numa perfeita harmonia, nos proporcionando uma arquitetura de encher os olhos.

Uma coisa que chama muito a atenção são as praças e parques, que são um atrativo a parte na cidade. São lugares amplos, bem cuidados, com belas paisagens, verdes e perfeitos para caminhar e contemplar. Sejam elas secas ou gramadas, sempre possuem monumentos ou atrativos que tornam esses passeios tão agradáveis de se fazer. Alguns dos mais importantes são os Bosques de Palermo, Jardim Botânico de Buenos Aires, o Jardim Japonês, Plaza San Martín e a Plaza de Mayo.

Cafeterias e livrarias estão em todos os quarteirões da cidade, com destaques para o Café Tortoni, um dos cafés portenhos mais tradicionais, e  para a livraria El Ateneo, construída dentro do histórico cinema e teatro Grand Splendid, no bairro da Recoleta.  Esta original livraria conserva seu antigo esplendor e elegância, com uma cúpula decorada com afrescos, suas varandas originais e sua decoração que ainda permanecem intactas.

A cidade respira cultura por todos os lados. Com forte influência europeia, se destaca por movimentar muito a indústria do teatro, onde exaltamos o Teatro Colón, considerado o melhor teatro lírico do mundo. A cidade tem muitos museus relacionados com diversas áreas como a história, artes plásticas, modernas, entre outros. Os bairros de Palermo e Recoleta são os maiores responsáveis por difundir a arte na cidade. Diversas feiras e eventos estão presentes no cotidiano dos argentinos, com destaque para a feira de antiguidades de San Telmo que ocorre todos os domingos pela manhã.

Alguns pontos turísticos são imperdíveis para quem visita Buenos Aires:

Caminito: em La Boca, onde encontramos casas que se destacam pelo seu colorido. Foi neste bairro que nasceu o tango e onde fica o estádio La Bombonera.

Casa Rosada: Sede do governo argentino, a Casa Rosada (foto) também é um museu, com obras de artes dos principais artistas sul-americanos. Em frente, está a Plaza de Mayo, e, em volta, a Catedral Metropolitana e El Cabildo, edifício histórico fundado em 1812.

Obelisco:  Obelisco: é um dos principais pontos turísticos da cidade e marca as datas de sua fundação e refundação;

Av. 9 de Julho: é a avenida mais larga do mundo com 140m de largura

Cemitério da Recoleta: onde está sepultada Evita Perón.

Rua Florida: é uma rua para pedestres localizada no centro de Buenos Aires. Possui muitas lojas e galerias e é ótima para compras;

Por fim, destacamos o bairro Puerto Madero, que antes era um bairro abandonado, e hoje transformou-se em um bairro nobre da cidade. É um dos projetos de revitalização urbana mais bem sucedido que existe.

Totalmente renovado, o bairro abriga o que há de mais moderno em Buenos Aires. Seus diversos arranha céus abrigam hotéis, escritórios, edifícios residenciais, bares e diversos comércios, com vista para o Rio de La Plata. Destacamos a Ponte de La Mujer, do arquiteto Santiago Calatrava, que foi inspirada em um casal dançando tango.

Puerto Madero é um excelente local para caminhar, usufruir dos lazeres que ele nos proporciona ou simplesmente apreciar a beleza da arquitetura argentina.

A cidade de Buenos Aires com toda sua história, culturas e misturas é simplesmente encantadora.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.