Madeira Ripada

Os ripados em madeira estão cada vez mais em alta e por mais um ano são uma forte tendência na decoração de interiores.

Utilizadas em ambientes internos ou externos, residenciais ou comerciais, elas podem compor painéis, móveis, cabeceiras, divisórias, jardins verticais, forros e elementos de fachadas. Quando utilizada como divisórias permitem a entrada de luz e ventilação, além da beleza.

As madeiras ripadas conquistaram um espaço especial nos ambientes. Geralmente são peças estreitas e compridas, aplicadas tanto na vertical como na horizontal, trazendo uma maior leveza para os ambientes. As ripas mais fininhas, trazem uma maior sofisticação, já às mais robustas, trazem um ar um pouco mais rústico.

O dimensionamento dos painéis pode ser trabalhado com diversas medidas. A largura, profundidade e espaço entre ripas é o que proporciona efeitos variados.

O mais indicado para os ripados são as madeiras nobres naturais pela durabilidade em relação as mais claras, que são mais frágeis. A madeira natural garante um resultado bastante satisfatório num painel ripado e sendo utilizada em tons mais claros não deixa o ambiente pesado, porém seu custo é bastante elevado.  Os tipos de madeiras mais utilizadas nesse tipo de painel são o Freijó, Nogueira, Cumaru, Imbuia e Cedro. Uma alternativa muito requisitada para substituir a madeira natural, principalmente em ambientes fechados, são os MDFs em tons amadeirados, a qual diminui bastante o custo. Outra opção são os porcelanatos ripados que possuem um custo mais em conta e um resultado bem interessante.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.